A cultura maker, também conhecida como cultura criativa, é uma importantíssima ferramenta para ser utilizada na aprendizagem de crianças e adolescentes, de forma inovadora e atrativa.
Esse conhecimento, que consiste na criação artesanal – colocar a mão na massa -, é essencial tanto para o estudante, que verá os frutos de seu aprendizado sendo montados por si mesmo; quanto para o professor, que pode ousar e inovar durante as aulas.
Ou seja, é a melhor forma de preparar as pessoas para o mundo real, de forma prática, diferentemente do ensino atual e tradicional, que é baseado quase que somente em teoria.
Continue a leitura e conheça mais sobre essa aprendizagem.
Como unir o ensino tradicional à cultura maker?
A aprendizagem tradicional, que é praticada atualmente, pode e deve absorver atualizações por meio da cultura maker, mas a questão que ainda desperta preocupação entre os educadores é: como fazer isso sem que o ensino teórico se perca?
Como resposta, surge a educação integral, que representa a união do ensino convencional e do maker. Ela se torna a opção mais viável e eficiente para valorizar os diversos aspectos do conhecimento, proporcionando que o estudante se envolva consigo mesmo, com à sociedade e com o mundo à sua volta, ao mesmo tempo em que observa e aprende com todo esse processo.
Conheça as soluções do MundoMaker para as escolas
O MundoMaker leva essa cultura criativa para dentro das salas de aula por meio de quatro programas, que atendem às necessidades das instituições de ensino, focando no desenvolvimento de estudantes e professores. São eles:
- TechLab
Programa extracurricular para escolas parceiras do MundoMaker, onde o estudante recebe mensalmente um projeto idealizado para a sua faixa etária, construindo, customizando e brincando com ele.
- Programa MakerLab
Integra a grade curricular das escolas e os professores participam da formação na metodologia MundoMaker e recebem material de apoio impresso, vídeos tutoriais, além de ter acesso a um acompanhamento pedagógico mensal.
- Inventura
Programa interdisciplinar com livros de atividades e plataforma online de acompanhamento para estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental 1 e 2. Inspira a criatividade digital através de fundamentos da programação.
Nas atividades, os participantes aprendem a realizar projetos estruturados por etapas, para organizar os seus pensamentos e aplicá-los em sua realidade, incorporando a cultura maker.
Além disso, as ações praticadas por meio dessa metodologia valorizam competências como a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração, o planejamento, entre outras. Com essas habilidades, os estudantes estarão preparados para transformar ideias em realidade.
Os números e os resultados não mentem
O método de aprendizagem maker ainda está se desenvolvendo dentro e fora do país, mas já se observa a grande diferença que essa cultura faz quando é adotada pelas escolas.
Um bom exemplo são os resultados em instituições americanas, nas quais estudos mostram que, em certas regiões, a taxa de evasão escolar caiu desde que os colégios locais adotaram o ensino maker como parte de sua grade.
Além disso, há números muito otimistas que demonstram a força desse ensino:
- + de 20 mil estudantes já participaram das atividades do MundoMaker;
- + de 800 educadores formados;
- + de 30 escolas já contaram com esses programas;
- Uma pesquisa realizada pela Revista Galileu com professores em 2020, mostrou que 71% dos entrevistados disseram que o ensino maker melhora o desempenho dos estudantes.
Adote a cultura maker em sua escola
Leve o que há de melhor no quesito ensino para dentro da sala de aula: conte com a cultura maker. Para conhecer mais sobre o assunto, clique aqui, entre em contato com a equipe do MundoMaker e saiba todos os detalhes em relação a esse novo jeito de ensinar.